segunda-feira, 7 de outubro de 2013

TÉCNICAS DE ATLETISMO

METODOLOGÍA DO TÉCNICAS DE ATLETISMO - Joan Rius Sant

O presente ebook, elaborado em espanhol, abrange um grande acervo de informações acerca da prática do atletismo e suas diferentes modalidades, tais quais: corridas, saltos, arremessos e lançamentos. Onde traz desde a parte técnica na execução dos movimentos, até educativos pedagógicos, e o melhor, tudo isso bem detalhado em ilustrações. Vale a pena conferir, clique no link abaixo:
http://www.ziddu.com/download/15561540/METODOLOGIAYTECNICASATLETISMO.pdf.html

111 BRINCADEIRAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA


Este material traz 111 atividades que voçê poderá desenvolver nas aulas de Educação Física na escola, principalmente no Ensino fundamental I e até no II, independente disto, adaptações possibilitarão desenvolve-las nos diferentes níveis de ensino. Para saber mais, clique no link abaixo e faça o download:
http://www.4shared.com/document/21UsPu9e/111_Atividades_de_Educao_Fsica.html

ALONGAMENTO

ALONGAMENTO PARA TODOS

Além de preparar a musculatura e articulação para as diferentes atividades físicas realizas no cotidiano, o alongamento pode auxiliar na diminuição das tensões e estresse do dia-a-dia, e nesta apostila você encontrará vários exercícios de alongamento para as diferentes porções corporais. Para baixar este material, clique no link abaixo:
http://www.4shared.com/document/OaSa83O5/alongamento_para_todos.html

NATAÇÃO 4 ESTILOS

NATAÇÃO 4 ESTILOS DEFEITOS CORREÇÕES

Esta é para quem trabalha com a Natação, este material traz atividades práticas para corrigir e aperfeiçoar os erros mais realizados nos nados crawl, costa, peito e borboleta. Dessa forma os alunos poderão ter um melhor desempenho dentro da piscina. Clique no link abaixo e faça o download:
http://www.4shared.com/document/U8y-ltyT/Osvaldo_Fumio_Nakamura_-_NATAO.html

BASQUETE

HISTÓRICO COMPLETO DO BASQUETE

Como surgiu o basquete?Onde surgiu? Quem criou?Quando? Porque? Agora você vai ter a resposta para todas essas perguntas e ainda vai conhecer melhor desse magnífico esporte. Basta clicar no link abaixo e baixar:
http://www.4shared.com/document/5jhZUMcM/_2__A_HISTRIA_OFICIAL_DO_BASQU.html

MUSCULAÇÃO

ANATOMIA DA MUSCULAÇÃO

Este Ebook traz praticamente todos os exercícios realizados dentro da academia, com ilustrações da anatomia dos principais grupos musculares envolvidos no movimento, os músculos agonistas, antagonistas e estabilizadores além de trazer técninas de como passo-a-passo aperfeiçoar a técnica e muito mais que só lendo e observando as ilustrações pra saber, é só clicar e baixar:

TEXTOS PEDAGÓGICOS

TEXTOS PEDAGÓGICOS SOBRE O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA


Primeiramente a Educação Física escolar tem a tarefa de orientar os alunos no caminho da auto-educação, o que significa promover-lhes as capacidades de participar dl mundo de movimento, refletir criticamente sobre as sua diferente formas e configurar e construir seu próprio mundo de movimento. Trata-se aqui de objetivos pedagógicos explicados nos seguintes temas contidos no livro: reflexões críticas sobre o conceito do esporte, reflexões pedagógicas sobre teorias de movimento e reflexões sobre educação nas aulas de Educação Física. Para saber mais clique no link e faça o donwload:

LIVROS E APOSTILAS

LIVROS E APOSTILAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Adquira novos livros e apostilas relacionacionados a atividade física e saúde e muito mais, para conferir é só clicar no link disponível abaixo:
http://www.cdof.com.br/livros.htm

SOCORROS DE URGÊNCIA EM ATIVIDADE FÍSICA

SOCORROS DE URGÊNCIA


As diferentes práticas de atividade física promovem o desenvolvimento físico, mental, cognitivo e social, gerando bem-estar através de hábitos que podem refletir na melhora no padrão de vida, entretanto todos estão sucintos a sofrerem acidentes, principalmente quando estas atividades são realizadas em locais sem segurança ou até mesmo em práticas esportivas que hajam contato físico mais constante, e em primeira instância, geralmente quem está em contato com o acidentado dentro ou fora da escola é professor, que terá de tomar as medidas primárias visando amenizar possíveis fraturas, escoriações, desmaios e etc. Neste livro você conhecerá alguns dos principais métodos de primeiros socorros durante a atividade física, basta clicar no link e baixar:

BASQUETEBOL INICIAÇÃO

- Marcos Bezerra de Almeida


Esta apostila traz inúmeros exercícios para a prática do Basquetebol nos diferentes ambientes, desde a escola até o clube ou escolinha, além de trazer os erros mais comuns na realização das técnicas e a possível solução para estas. Clique no link abaixo e baixe esta apostila:

BRINCADEIRAS E JOGOS COM BALÕES

Aprenda diversas possibilidades de desenvolver jogos e brincadeiras utilizando como principal recursos "balões". Para conferir é só clicar no link abaixo e fazer o download:
http://www.4shared.com/document/O9vtBIDH/Educao_Fsica-_actividades_com_.html

JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II


Os jogos e brincadeiras são duas importantes ferramentas auxiliares no ensino dos diferentes conteúdos da Educação Física escolar, principalmente no ensino fundamental II onde muitos alunos não gostam da Educação Física, por falta de motivação ou medo de errar, e dentro do jogo e da brincadeira acredita-se que todos terão maiores possibilidades de aprender. Clique no link abaixo e confira este material com atividades:
http://www.4shared.com/document/WbeSPld1/Brincadeiras_para_a_Educao_Fsi.html

APOSTILA DE ARBITRAGEM DO VOLEIBOL

Conheça através de imagens ilustradas os principais gestos técnicas que os arbitros de voleibol utilizam nas diversas situações de jogo, assim você além de fazer a interpretação correta quando estiver assistindo no ginásio, pela Tv ou ainda no âmbito escolar e arbitragem profissional. Então clique no link abaixo e faça o donwload deste material:
http://www.4shared.com/document/6eMfDg6H/arbitros_voleibol.html

COMO SURGIU O HANDEBOL?

Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma idéia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisséia.

Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Sshelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras (passou a ser praticado em um campo maior, por exemplo) e um novo nome: Handball.

Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, iniciando assim, as primeiras competições internacionais.

Até então, as regras do esporte eram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, fato que mudou em 1927, com a criação da Federação Internacional de Handebol, composta por 39 países membros.

REGRAS DO FUTSAL


Também conhecido como o esporte da bola pesada, o Futsal surge como um dos conteúdos esportivos que mais atrai praticantes e publico em geral para prestigiá-lo, pelo fato do mesmo envolver a competição, cooperação e etc. Esta apostila traz as principais regras do Futsal. Clique no link abaixo e confira:
http://www.4shared.com/document/YUAI0PPv/Regras_futsal.html


SÚMULA DE FUTSAL


Este material e simples, todavia bastante importante para a modalidade do Futsal, pois este auxiliara na prática do mesmo enquanto atividade competitiva escolar ou desporto de rendimento. Clique no link abaixo e confira:
http://www.4shared.com/document/u9wD6yih/SMULA_FUTSAL.html

BAIXE BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

BAIXE BRINCADEIRAS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I


O ensino fundamental I é um estágio escolar que abrange crianças de 6 a 10 anos de idade, sendo que neste grau, ela passará a adquirir conhecimentos fundamentais para seu desenvolvimento no que se refere ao aprendizado da alfabetização, da Matemática, Ciências naturais e sociologia. Além de ser notável que nessa fase ocorrem às distinções sexuais, onde dificilmente se verá um menino brincando com uma menina. Fadelli (2003) considera ser característica marcante desse ciclo à diferenciação das experiências e competências de movimento entre gêneros. A prática da Educação Física é um importante componente pedagógico para qualquer nível escolar, e neste não é diferente, principalmente pelo fato dos alunos em sua maioria encontrarem-se em estágios de aquisição de movimentos, realizados em sua maioria nas atividades desenvolvidas em seu cotidiano, como o correr, o saltar, o abaixar-se e etc. Segundo Deldime & Vermellan (1997), nem todas as crianças passam igual e rigorosamente na mesma idade pelos estágios de desenvolvimento, pois as influências do meio são poderosas e muitas, e, dependendo delas, a criança pode apresentar diferentes e variadas características. “A Educação Física no ensino Fundamental I e nem todas as escolas é componente curricular, muitas vezes as atividades recreativas são realizadas pelo professor da instituição, todavia nem sempre essas atividades atendem as necessidades motoras, socias e cognitivas das crianças, e neste nível de ensino começa a surgir uma série de necessidades na criança, necessidades afetivas, motoras, nutricionais, psicológicas e etc. e a Educação Física poderia se não resolver o problema, poderia ao menos minimizar tais adversidades”.
ABAIXO ALGUNS LINKS PARA VOCÊ BAIXAR BRINCADEIRAS E JOGOS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I:

A importância da Educação Física nos Anos Iniciais

A importância da Educação Física nos Anos Iniciais

Por: Carla Vasconcelos de Menezes

A totalidade do ser humano se diferencia no transcurso da evolução humana. A medida que se desenvolve o homem acentua suas predisposições e as influência do mundo circundante na estrutura holística do ser, e a Educação Física como participante deste processo tem como objetivo desenvolver e estimular o lado biológico do homem, suas aptidões corporais e sensoriais, concomitante com o lado emocional, oferecendo-lhe estímulos ao desenvolvimento em seu campo de ação (Padrão Referencial de Currículo, 1996).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997 (PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
A área de Educação Física fundamenta-se nas concepções de corpo e movimento. Isto é, a natureza do trabalho desenvolvido nesta área tem íntima relação com a compreensão que se tem desses dois conceitos.
A Educação Física nos anos iniciais, segundo a Legislação, tem recebido sempre uma acentuação global do desenvolvimento integral da criança. De acordo com Rosamilha (1979) no Edital nº20 de 04/04/61, da cidade do Rio de Janeiro, tomamos o conhecimento de que:
“A Educação Física nas escolas primárias terá por fim [ ...] promover, por meio de atividades físicas adequadas, o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de sua personalidade e integração no meio social, [...]” (p.74).
Assim, percebe-se que a Educação Física desde décadas atrás tem como objetivo possibilitar prazer funcional, com base fundamental no movimento. Ela deve oportunizar ao educando a multiplicidade de suas possibilidades cinéticas, ampliando seu mundo disponível. Entretanto, algo mais que todos os exercícios físicos, ela é educação, pois através da seleção e ordenamento das atividades o educador busca cumprir seus objetivos educacionais.
Esta afirmação continua tão atual que os PCNs de 1997 nos colocam também, que a prática da Educação física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais a sua saúde. A iniciação precoce, a performance e o imediatismo desconsideram a individualidade de cada aluno, único em suas potencialidades e limitações. Os movimentos são estereotipados, gerando conformismo pela ausência do exercício da crítica e do espaço da criação.
“Em oposição a uma Educação Física mantenedora do “status quo” propõe-se uma ação onde o homem seja o agente ativo da construção de sua história pela sua ação consciente” (Padrão Referencial de Currículo, p.67)
Fazendo-se necessário que os profissionais de Educação Física conheçam o corpo teórico que sustenta a visão da Ciência, a conceituação específica do seu campo de conhecimento e valorizem o saber popular como parte do pensar e do fazer da Ciência, visto que
“(...) as respostas que o homem dá aos problemas do mundo da vida, ou do mundo e suas práticas, são, ao menos, tão racionais e são teóricas, como as suas indignações sobre a natureza do mundo físico.”(Padrão Referencial de Currículo, p. 102)
Propor ao aluno uma participação ativa no próprio aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar, como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.
A Educação Física permite que se vivencie diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais que seja vista como uma variada combinação de influências onde é presente na vida cotidiana. A partir das danças, dos esportes, dos jogos que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado, conhecido e desfrutado.

Cristiane da Costa Oliveira
Profª da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Carla Vasconcelos de Menezes
Profª Orientadora. Especialista em Educação Física Escolar/ Mestranda em Educação.

Referências

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Educação Física. V.7. Brasília:1997.

FINAL DO 1º TORNEIO INTER CLASSES - 2013 - ESCOLA MARIA DO CARMO CARNEIRO

SABADO,  5 de outubro de 2013

FINAL DO 1º TORNEIO INTER CLASSES - MARIA DO CARMO CARNEIRO

FINAL FUTSAL

- MASCULINO- FEMININO- TURMA DA MANHÃ E TARDE- PREMIAÇÕES DE 1º,2º E 3º LUGARES- ARTILHEIROS- GOL + BONITO- GOL CAGADO( GOL SEM QUERER ) DESTAQUES






      Depois de quase 2 meses de Eliminatórias entre os alunos da Escola Maria do Carmo Carneiro, em fim a final dos Inter Classes de Futsal Feminino e Masculino .
      Foi feito um sorteio dia 1 de Agosto de 2013 , entre o 6º e 9º anos, para dificultar , por que existem alunos de várias idades, entre 11 e 17 anos , e para ter os jogos equilibrados e os times , cada time tinha alunos variados desde o 6º e 9º para não ter a chamada ¨PANELA¨ se não tivesse feito isto , com certeza o 9º ano iria garantir o 1º lugar, tanto feminino e masculinos, por que os mais velhos estão por lá.
     Tive um apoio total da Diretora Rejane e a Coordenadora Samia, e as premiações foram cedidas pela SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, em nome da Tia Firmina Aguiar .
       E fica aqui os meus sinceros agradecimentos e não para por ai, até o fim de Dezembro de 2013, além dos amistosos, ainda terá a continuação dos Inter Classes em outras MODALIDADES tais como:
- VOLEIBOL, ATLETISMO, TENIS DE MESA E JOGOS DE TABULEIRO ( Dama e Xadrez)

                              PROF. EDISON PAULYSTA , REJANE, SAMIA E PROF. MANOEL





                                REJANE E SAMIA, ATENTAS NAS PARTIDAS ( MESÁRIAS )


PREMIAÇÃO DO MASCULINOS- EQUIPE B, COMANDADA PELO LUCAS DO 9º, CAMPEÃO
E EQUIPE D EM 2 º LUGAR , REPRESENTADA PELO ALUNO ELTON
 EQUIPE C, DO ALUNO HENRIQUE EM 3º LUGAR

                               TOMAMOS UM SUSTO NO DECORRER DO JOGO, O ALUNO LEANDRO LEVOU UMA BOLADA NA CABEÇA E FICOU DESACORDADO POR INSTANTES, MAS DEUS ESTAVA LÁ, E O LEANDRO FOI O DESTAQUE DOS JOGOS, ABRAÇOS AMIGO.
FEMININO , EQUIPE B , LEVOU O 1º LUGAR - TURMA DA TARDE


    ACESSEM O BLOG- http://edisonpaulysta.blogspot.com.br/ e curtam !!!!
 
 

 

Não interessa se você ganha ou perde. E sim como se joga o jogo. 

 

3º FEIRA CULTURAL DA ESCOLA EDUCANDÁRIO PROFESSOR ROBERTO CARNEIRO FROTA E CENTRO DE EDUCAÇÃO CORAÇÃO DE JESUS

 3º FEIRA CULTURAL  2022 A todos os participantes e envolvidos na 3 ª Feira Cultural da Escola Educandário Prof. Roberto C. Frota em Massapê...