A importância da Educação Física nos Anos Iniciais
Por: Carla Vasconcelos de Menezes
A totalidade do ser humano se diferencia no
transcurso da evolução humana. A medida que se desenvolve o homem
acentua suas predisposições e as influência do mundo circundante na
estrutura holística do ser, e a Educação Física como participante deste
processo tem como objetivo desenvolver e estimular o lado biológico do
homem, suas aptidões corporais e sensoriais, concomitante com o lado
emocional, oferecendo-lhe estímulos ao desenvolvimento em seu campo de
ação (Padrão Referencial de Currículo, 1996).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997
(PCNs), o trabalho de Educação Física nas séries iniciais do Ensino
Fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a
oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de
atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças,
com a finalidade de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções.
A área de Educação Física fundamenta-se nas
concepções de corpo e movimento. Isto é, a natureza do trabalho
desenvolvido nesta área tem íntima relação com a compreensão que se tem
desses dois conceitos.
A Educação Física nos anos iniciais, segundo a
Legislação, tem recebido sempre uma acentuação global do desenvolvimento
integral da criança. De acordo com Rosamilha (1979) no Edital nº20 de
04/04/61, da cidade do Rio de Janeiro, tomamos o conhecimento de que:
“A Educação Física nas escolas primárias
terá por fim [ ...] promover, por meio de atividades físicas adequadas,
o desenvolvimento integral da criança, permitindo que cada uma atinja o
máximo de sua capacidade física e mental, contribuindo na formação de
sua personalidade e integração no meio social, [...]” (p.74).
Assim, percebe-se que a Educação Física desde décadas
atrás tem como objetivo possibilitar prazer funcional, com base
fundamental no movimento. Ela deve oportunizar ao educando a
multiplicidade de suas possibilidades cinéticas, ampliando seu mundo
disponível. Entretanto, algo mais que todos os exercícios físicos, ela é
educação, pois através da seleção e ordenamento das atividades o
educador busca cumprir seus objetivos educacionais.
Esta afirmação continua tão atual que os PCNs de 1997
nos colocam também, que a prática da Educação física na escola poderá
favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades,
regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e
limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem
ser prejudiciais a sua saúde. A iniciação precoce, a performance e o
imediatismo desconsideram a individualidade de cada aluno, único em suas
potencialidades e limitações. Os movimentos são estereotipados, gerando
conformismo pela ausência do exercício da crítica e do espaço da
criação.
“Em oposição a uma Educação Física
mantenedora do “status quo” propõe-se uma ação onde o homem seja o
agente ativo da construção de sua história pela sua ação consciente”
(Padrão Referencial de Currículo, p.67)
Fazendo-se necessário que os profissionais de
Educação Física conheçam o corpo teórico que sustenta a visão da
Ciência, a conceituação específica do seu campo de conhecimento e
valorizem o saber popular como parte do pensar e do fazer da Ciência,
visto que
“(...) as respostas que o homem dá aos
problemas do mundo da vida, ou do mundo e suas práticas, são, ao menos,
tão racionais e são teóricas, como as suas indignações sobre a natureza
do mundo físico.”(Padrão Referencial de Currículo, p. 102)
Propor ao aluno uma participação ativa no próprio
aprendizado, a pesquisa em grupo, a experimentação e atividades que
estimulem o questionamento e o raciocínio, contribuindo assim, no
processo de resgate de uma Educação Física inserida no contexto escolar,
como uma prática social, alicerçada na participação coletiva, que
promova autonomia, criatividade e socialização, e não apenas como um
componente, que desenvolve sua atividade fora da sala de aula.
A Educação Física permite que se vivencie diferentes
práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais
que seja vista como uma variada combinação de influências onde é
presente na vida cotidiana. A partir das danças, dos esportes, dos jogos
que compõem um vasto patrimônio cultural que deve ser valorizado,
conhecido e desfrutado. Cristiane da Costa Oliveira
Profª da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Carla Vasconcelos de Menezes
Profª Orientadora. Especialista em Educação Física Escolar/ Mestranda em Educação.
Referências
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Educação Física. V.7. Brasília:1997.
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