segunda-feira, 24 de abril de 2017

JEM - JOGOS ESTUDANTIS DE MASSAPÊ

JEM - JOGOS ESTUDANTIS DE MASSAPÊ- 1ª ETAPA




O EVENTO MAIS ESPERADO DO ANO PARA NOSSOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, ESCOLAS ESTADUAIS DO ENSINO MÉDIO E ESCOLAS PARTICULARES DO MUNICÍPIO, INSCRIÇÕES ABERTAS , ATÉ SEXTA-FEIRA DIA 28 DE ABRIL DE 2017, no Projeto Espartes, REGULAMENTO NO BLOG :

CATEGORIAS: SUB 10 ATÉ SUB 17, conforme o regulamento, NAS MODALIDADES:

FUTSAL
HANDEBOL
TÊNIS DE MESA
JUDÔ
ATLETISMO - CORRIDA DE 100 M E SALTO EM DISTÂNCIA

REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL DE MASSAPÊ PREFEITO Jacques Albuquerque e a Secretaria de Educação em nome da secretária Kelvya Albuquerque, obrigado por mais este grande evento e por acreditar em nossas crianças.
DIAS 3, 4, 5 E 6 DE MAIO DE 2017 - 1ª ETAPA , os campeões , de cada categorias e modalidades, serão cçassificados para a 2ª etapa em Sobral.

EQUIPE TÉCNICA ORGANIZADORA:

Cristiano Florêncio- Edison Paulysta-
Emerson Laureano- PROFESSOR
Neto Vasconcelos- PROFESSOR
Doranildo Oliveira- PROFESSOR




REGULAMENTO

          

JEM - JOGOS ESTUDANTIS DE MASSAPÊ  / 2017

REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVÉS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E
PROJETO ESPARTES- ESPAÇO DE ARTES E ESPORTE 
 REGULAMENTO 2017

CATEGORIAS
MODALIDADES


SUB- 10
QUEIMADA
SUB- 14
FUTSAL, HANDEBOL
SUB- 17
FUTSAL, HANDEBOL

SUB- 10
JUDÔ, TÊNIS DE MESA, ATLETISMO
SUB- 14
JUDÔ, TÊNIS DE MESA, ATLETISMO
SUB- 17
JUDÔ, TÊNIS DE MESA, ATLETISMO

MASCULINO E FEMININO

JOGOS DO JEM – REGULAMENTO

CAPÍTULO I

JUSTIFICATIVA


O ESPORTE, quando praticado dentro de uma saída linha filosófica, é uma escola de Educação de grande lance. Os valores morais do Esporte são inerentes a cada modalidade.

·         Interessar-se também pelo seu desenvolvimento físico, tanto quanto pelo cultural, intelectual e moral.
·         Assegurar todos os meios adequados ao seu aperfeiçoamento físico, partindo do desenvolvimento espiritual do educando.
·         Zelar por sua saúde e conservar o corpo sadio, dotando-o da força do vigor de que é capaz.

CAPÍTULO II

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

         Art.1º - Este regulamento é o conjunto das disposições que regerão as competições dos   jogos do JEM.

CAPÍTULO III

DAS FINALIDADES

         Art.2º - Os JOGOS DO JEM têm como finalidade desenvolver o intercâmbio  social, cultural         e desportivo entre os estudantes do município e estimular as boas relações entre educadores e educando, de forma geral, entre Diretores, Coordenadores e comunidade.



         Art.3º - Os JOGOS DO JEM é uma Realização do PROJETO -  ESPARTES – ESPAÇO DE ARTES E ESPORTES ,Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal de Massapê.


CAPÍTULO IV

DOS PARTICIPANTES

Art.4º - Poderão participar dos jogos do JEM, todos os estudantes do Ensino

Fundamental e I e II matriculados nas Escolas do Município, escolas estaduais e

particulares com o Ensino médio, com alunos até 17 anos, conforme estejam cadastrados

no sistema SIGE 2017, que estudem e freqüentem regularmente, não podendo estar

matriculado, competindo ou cursando por outra escola.

Art.5º - Só poderão se inscrever para os Jogos do JEM 2017, os alunos nascidos a partir de 2007 ( Sub-10 queimada), nas modalidades; FUTSAL, HANDEBOL, TÊNIS DE MESA, ATLETISMO - 2005 ( Sub- 12) 2003, ( Sub- 14)  E 2000 ( SUB-17), JUDÔ – ( Sub-12 a 14 e Sub- 15 a 17)  conforme as categorias citadas acima. Cada escola poderá inscrever suas equipes em cada modalidade 8 á 12 atletas, um técnico( professor de Educação Física) ou diretor.

PARÁGRAFO PRIMEIRO - A não apresentação das  fichas de inscrição das escolas e a ausência do professor responsável  no Congresso Técnico, significa que a escola não participará do evento. Não mas podendo se inscrever após o citado congresso.

PARÁGRAFO SEGUNDO – A Documentação a ser apresentada pelo (a) atleta, durante a realização das competições, será a cópia da Identidade ou a Certidão de Nascimento, devidamente assinada ( carimbada pela a DIRETORA). A documentação deverá ser apresentada no máximo ,1 hora antes do início da partida. Havendo dúvida quanto a veracidade da mesma, a equipe adversária, terá o direito de verificá-la , e se constatar uma irregularidade a equipe será eliminada.

CAPÍTULO V

DAS INSCRIÇÕES

Art.6º- As inscrições das escolas do Município em cada uma das modalidades esportivas, serão feitas e confirmadas obrigatoriamente mediante da equipe organizadora do evento no dia do Congresso Técnico.
Art.7º- O atleta e a equipe deverão estar inscritos, de conformidade com o artigo 5º deste regulamento.

PARÁGRAFO ÚNICO: O atleta inscrito na competição, poderá escolher somente uma
( 1 )modalidade coletiva e uma ( 1 ) individual , com exceção da modalidade QUEIMADA  
(Carimbo). O tênis de mesa, judô e atletismo, serão inscrição separadas para melhor organização, mesmo que o aluno esteja em mais duas(2) modalidades, poderão participar dessa modalidades.A data de inscrição será até os dias 26,27,e 28 de Abril de 2017, conforme o Art.5º.

CAPÍTULO VI

DAS COMPETIÇÕES E SEDES

Art.7º- As competições dos jogos do JEM, acontecerão na E.E.F. Dr. Luis Carlos Magalhães Aguiar, após a abertura de cerimônia do dia 03 maio de 2017,  até o dia 06 de maio de 2017, , a partir das 7:30 hs, e serão publicadas as programações esportivas, no Projeto ESPARTES, no facebook dos organizadores do Evento e na página do SME - Secretaria de Educação., blogs, instagran, etc...

PARÁGRAFO PRIMEIRO – Poderão ser utilizadas outras quadras do município, em questão de organização e parcerias com as outras escolas, para realização dos jogos, por contas de alunos que residem nos distritos e localidades. Com exceção, da modalidade Judô, que acontecerá na Escola Adauto Bezerra., no dia 05 de maio de 2017.

CAPÍTULO VII

DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO

Art.8º- Em todas as competições serão aplicadas as regras e normas adotadas pelas federações locais, em tudo que não colidir com o regulamento específico das modalidades disputadas.

PARÁGRAFO PRIMEIRO – De acordo com os interesses de cada modalidade, nas competições poderão ser adotadas normas especiais, principalmente nas categorias sub-12, sub-14 e sub- 17, no que se referem as duração das partidas,e regras, as marcações do Futsal e Handebol, desde que não colidam com este regulamento.

PARÁGRAFO SEGUNDO – Quando do Congresso técnico realizado pela equipe organizadora do evento, a distribuição das chaves por modalidade, será discutida entre os professores responsáveis de cada Escola, após a entrega das inscrições.

CAPÍTULO VIII

EQUIPE DE ARBITRAGEM


PARÁGRAFO ÚNICO: A equipe será compostas pelos professores de Educação Física, voluntários e simpatizante do Esporte. O professor responsável por cada equipe, não poderá arbitrar a partida da sua escola e nem ficar como mesário, auxiliando nas sumulas e muito menos no cronômetro,, para evitar transtornos no evento, nos resultados  e quaisquer situação com a Equipe organizadora.


CAPÍTULO IX

FORMA DE DISPUTA POR MODALIDADE

FUTSAL

Art.9º- A competição de Futsal ( masculino e feminino) será regido pelas regras oficiais da CBFS, ou conforme a decisão do Congresso Técnico.

Art.10º- A formula de disputa das chaves consiste em, as Equipes jogar entre si, nas categorias sub-14 e sub-17, classificando-se para as finais e 1º, 2º e 3º colocados.

Art.11º- Em caso de empate,serão adotados os critérios de penalidade máxima para finalizar a partida, onde serão escolhidos, pelo técnico, 3 jogadores de cada equipe para a executar a cobrança, se persistir no empate, será adotado 1 .x 1 , um jogador de cada time efetuará a cobrança, até ter a vantagem de 1 gol ( mata mata)

Art.12º- Em caso de vitória por W x O, para efeito a equipe será classificada para próxima etapa, o arbitro da partida considerar tolerância de 05 minutos após o horário marcado ao inicio do jogo, com exceção dos alunos que necessitam de transporte escolar.

Art.13º- As equipes deverão apresentar-se uniformizadas, com as camisas numeradas de 1 a 99, meias iguais, shorts iguais, para a realização das partidas nas categorias a serem disputadas. E será proibido o uso de objetos tais como: Anéis, brincos, pulseiras, cordões, relógios,  bonés, unhas grandes, etc...

Art.14º- Na Hipótese de haver semelhança de uniformes, o arbitro da partida promoverá sorteio na presença dos técnicos( professores) para decidir qual delas deverá trocar o uniforme. A Equipe organizadora do evento colocará a disposição das escolas participantes do JEM, coletes para qualquer eventualidade.

Art.15º- Para o futsal masculino cada partida terá duração de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos cada com 5 minutos de intervalo para descanso.Para o futsal feminino, cada partida terá duração de 16 minutos, divididos em 2 tempos de 8 minutos cada com 5 minutos de intervalo para descanso. Cada equipe terá por direito o pedido de tempo de 2 minutos por cada etapa, e só poderá fazer o pedido de tempo, o capitão ou o treinador. Na semi final e final, o tempo das partidas poderão ser aumentados para melhor desempenho dos atletas.



Art.16º- Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do evento.

PARÁGRAFO ÚNICO -   O Atleta ou técnico poderá ser punido é passível de eliminação ou não da competição por práticas de ação indisciplinares, como:  agressão verbal, agressão física, indisciplina , por qualquer tipo de agressão, ou  uso de drogas licitas ou ilícitas. O atleta ou professor responsável que for flagrado cometendo qualquer tipo de indisciplina dentro ou fora da quadra, bem como, nos locais onde estiverem alojados, será julgado pela Comissão organizadora do Evento, podendo ser eliminado da competição.


HANDEBOL

Art.17º- A competição de HANDEBOL ( masculino e feminino) será regido pelas regras oficiais da CBHb, ou conforme a decisão do Congresso Técnico.

Art.18º- A formula de disputa das chaves consiste em, as Equipes jogar entre si, nas categoria  sub-14 e 17, classificando-se para as finais e 1º e 2º e 3º colocados.

Art.19º- Em caso de empate,serão adotados os critérios de tiro livre direto para finalizar a partida, onde serão escolhidos, pelo técnico, 3 jogadores de cada equipe para a executar a cobrança, se persistir no empate, será adotado 1 .x 1 , um jogador de cada time efetuará a cobrança, até ter a vantagem de 1 gol ( mata mata)

Art.20º- Em caso de vitória por W x O, para efeito a equipe será classificada para próxima etapa, o arbitro da partida considerar tolerância de 05 minutos após o horário marcado ao inicio do jogo, com exceção dos alunos que necessitam de transporte escolar.

Art.21º- As equipes deverão apresentar-se uniformizadas, com as camisas numeradas de 1 a 99, meias iguais, shorts iguais, para a realização das partidas nas categorias a serem disputadas. E será proibido o uso de objetos tais como: Anéis, brincos, pulseiras, cordões, relógios,  bonés, unhas grandes, etc...

Art.22º- Na Hipótese de haver semelhança de uniformes, o arbitro da partida promoverá sorteio na presença dos técnicos( professores) para decidir qual delas deverá trocar o uniforme. A Equipe organizadora do evento colocará a disposição das escolas participantes do JEM, coletes para qualquer eventualidade.

Art.23º- Para o Handebol masculino cada partida terá duração de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos cada com 5 minutos de intervalo para descanso.Para o handebol feminino, cada partida terá duração de 16 minutos, divididos em 2 tempos de 8 minutos cada com 5 minutos de intervalo para descanso. Cada equipe terá por direito o pedido de tempo de 2 minutos por cada etapa, e só poderá fazer o pedido de tempo, o capitão ou o treinador.



Art.24º- Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do evento.

PARÁGRAFO ÚNICO -   O Atleta ou técnico poderá ser punido é passível de eliminação ou não da competição por práticas de ação indisciplinares, como:  agressão verbal, agressão física, indisciplina , por qualquer tipo de agressão, ou uso de drogas licitas ou ilícitas. O atleta ou professor responsável que for flagrado cometendo qualquer tipo de indisciplina dentro ou fora da quadra, bem como, nos locais onde estiverem alojados, será julgado pela Comissão organizadora do Evento, podendo ser eliminado da competição.

QUEIMADA ( CARIMBO)

Art.24º- A competição  será livre para o sub -10  ( masculino e feminino) com regras básicas.

Art.25º- A formula de disputa duas equipes entre si, e vencerá , no tempo de 10 minutos, quem queimar mais adversários venci a partida e passa para a próxima fase.

Art.26º-  Fica proibido arremessos nas partes íntimas e rosto do atleta.

Art.27º- O Atleta não poderá ultrapassar as marcações determinadas da quadra, na marcação do voleibol.

Art.28º- As equipes deverão apresentar-se uniformizadas, com as camisas numeradas de 1 a 99, meias iguais, shorts iguais, para a realização das partidas nas categorias a serem disputadas. E será proibido o uso de objetos tais como: Anéis, brincos, pulseiras, cordões, relógios,  bonés, unhas grandes, etc...

Art.29º- Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do evento.

PARÁGRAFO ÚNICO -   O Atleta ou técnico poderá ser punido é passível de eliminação ou não da competição por práticas de ação indisciplinares, como:  agressão verbal, agressão física, indisciplina , por qualquer tipo de agressão, ou uso de drogas licitas ou ilícitas. O atleta ou professor responsável que for flagrado cometendo qualquer tipo de indisciplina dentro ou fora da quadra, bem como, nos locais onde estiverem alojados, será julgado pela Comissão organizadora do Evento, podendo ser eliminado da competição.

Art.30º- Os casos omissos a esse regulamento serão resolvidos de acordo com as regras e normas desportivas pela Comissão Organizadora – JEM.

JUDÔ

Art.30º- A competição  Será destinadas nas categorias conforme as regras da CBJ ) Confederação Brasileira de Judô) e FECJU ( Federação cearense de Judô)  masculino e feminino) .
                                        
Art.31º- A formula de disputa será individual e vencerá no tempo normal de 4 minutos,ou mediantes de ippon ou finalização no solo.
Art.32º-  Todos os atletas deverão informar o peso aos seus professores, mediante a uma pesagem oficial será no dia 03 de maio de 2017, no Projeto Espartes, na Av: Senadores Pontes, em frente ao galpão dos feirantes, a partir das 16:00 hs ás 18:00 hs. O aluno-atleta que não comparecer na pesagem oficial , será automaticamente eliminado na competição. Os alunos- atleta, masculino, poderão se pesar de vestindo sunga ou traje de banho, e o feminino, poderão ser pesados de traje de banho.

Art.33º- Os alunos deverão se apresentar ao local de competição , pelo menos 1 hora antes do evento. O  atleta terá, 3 minutos, na área  de aquecimento , mediante a cada classe a ser chamada. E será proibido o uso de objetos tais como: Anéis, brincos, pulseiras, cordões, relógios,  bonés, unhas grandes, etc...

Art.34º- Serão disputadas as seguintes categorias e peso.


Categoria 12 a 14 anos

Categoria de Peso
FEMININO
MASCULINO
Peso Leve (LE)
30 a 40kg
38 a 47kg
Peso Médio (ME)
44 a 52kg
53 a 59kg
Peso Pesado (PE)
57 a 62kg
66 a 73kg
 Categoria 15 a 17 anos

Categoria de Peso
FEMININO
MASCULINO
Peso Leve (LE)
43 a 49kg
46 a 54kg
Peso Médio (ME)
52 a 60kg
58 a 69kg
Peso Pesado (PE)
65 a 70kg
76 a 85kg



Art.35º-  Os alunos da categoria Festival , ao se escreverem no evento, na faixa etária de 6 á 10 anos, terá a premiação e serão isentos da pesagem.

Art.36º- Os casos omissos a esse regulamento serão resolvidos de acordo com as regras e normas desportivas pela Comissão Organizadora – JEM.


PARÁGRAFO ÚNICO -   O Atleta ou técnico poderá ser punido é passível de eliminação ou não da competição por práticas de ação indisciplinares, como:  agressão verbal, agressão física, indisciplina , por qualquer tipo de agressão, ou uso de drogas licitas ou ilícitas. O atleta ou professor responsável que for flagrado cometendo qualquer tipo de indisciplina dentro ou fora da quadra, bem como, nos locais onde estiverem alojados, será julgado pela Comissão organizadora do Evento, podendo ser eliminado da competição.

TÊNIS DE MESA

Art.37º- O presente Regulamento aplica-se exclusivamente a nossa realidade e aos Jogos estudantis de Massapê -”,essa atividade inserida no Plano Anual de Atividades do Desporto Escolar. Este regulamento complementa-se com o Regulamento Geral de Provas do Desporto Escolar e com o Regulamento Específico do Tênis de Mesa 2017.

Art.38º- Nessa competição será, uma modalidade individual, podendo até 2 atletas- alunos, inscritos da mesma escola, por categoria sub 10,12,14 e 17, masculino e feminino, será no mata mata, para ganhar a partida, as pontuações serão reduzidas , da regra oficial que é de 21 pontos cada set, que  será  de 15 pontos e 2 Sets, para finalizar a partida, tanto no Masculino e feminino.

Art.39º-  A arbitragem usará as regras oficiais da modalidade, mais será mais flexível, por conta dos alunos ainda estarem em fase de aprendizagem, não podendo colocar a mão na mesa, usar a raquete para rebater a bola, mas não poderá bater em nenhuma parte do corpo inclusive a mão, o saques, não precisa ser cruzado , mas deverá ser da forma da regra, batido primeiro na raquete e depois na mesa.

Art.40º- O Atleta tem que estar no local da competição , pelo menos 1/2 horas antes do previsto,

Art.41º- Em caso de vitória por W x O, para efeito a equipe será classificada para próxima etapa, o arbitro da partida considerar tolerância de 05 minutos após o horário marcado ao inicio do jogo, com exceção dos alunos que necessitam de transporte escolar.

Art.42º- Todos os competidores, deverão estar uniformizados, principalmente com tênis, para evitar quaisquer eventualidade.

PARÁGRAFO ÚNICO -   O Atleta ou técnico poderá ser punido é passível de eliminação ou não da competição por práticas de ação indisciplinares, como:  agressão verbal, agressão física, indisciplina , por qualquer tipo de agressão, ou uso de drogas licitas ou ilícitas. O atleta ou professor responsável que for flagrado cometendo qualquer tipo de indisciplina dentro ou fora da quadra, bem como, nos locais onde estiverem alojados, será julgado pela Comissão organizadora do Evento, podendo ser eliminado da competição.

Art.43º- Os casos omissos a esse regulamento serão resolvidos de acordo com as regras e normas desportivas pela Comissão Organizadora – JEM.


ATLETISMO – CORRIDA DE 100 M E SALTO EM DISTÂNCIA

Art.44º- A competição de atletismo - corrida e 100 m e salto em distância ,não obriga a existência de espaço formal para o Atletismo; é uma competição inclusiva que não exige rigores técnicos: correr, saltar , são os desafios; A competição é composta por 2(duas) provas - salto e corrida.

Art.45º- A competição poderá ter até 5 alunos de cada escola, , por categoria sub 10,12,14 e 17 ( masculino e feminino) com regras básicas do atletismo e salto em distância, o atletismo será realizado em um espaço indicado pela equipe técnica organizadora, e os saltos serão na Av: Senador Ozires Pontes, na Arena de Vôlei.
Art.46º-  As regras serão básicas, por causa da iniciação dos alunos. Na corrida de 100 m, o aluno-atleta, não poderá queimar a largada por mais de 2 vezes, isso implica na desclassificação do mesmo, e atrapalhar o oponente, empurrando ou tirando-o da trajetória, será automaticamente, desclassificado.

Art.47º- As regras serão básicas, por causa da iniciação dos alunos. No salto em distância,  o aluno-atleta, não poderá queimar o salto por mais de 1 vez, isso implica na desclassificação do mesmo e cada aluno-atleta, terá a 2 saltos livres, e o pior resultado, é descartado, vence quem saltar mais longe, nas categorias no Art. 45º.

Art.48º- As equipes deverão apresentar-se uniformizadas, podendo saltar descalços ou com tênis, por que essa competição , será na areia. Mas podendo ser alterados pela equipe técnica, depois de uma avaliação minuciosa  do local, E será proibido o uso de objetos tais como: Anéis, brincos, pulseiras, cordões, relógios,  bonés, unhas grandes, etc...

Art.49º- Os casos omissos a esse regulamento serão resolvidos de acordo com as regras e normas desportivas pela Comissão Organizadora – JEM.

PARÁGRAFO ÚNICO -   O Atleta ou técnico poderá ser punido é passível de eliminação ou não da competição por práticas de ação indisciplinares, como:  agressão verbal, agressão física, indisciplina , por qualquer tipo de agressão, ou uso de drogas licitas ou ilícitas. O atleta ou professor responsável que for flagrado cometendo qualquer tipo de indisciplina dentro ou fora da quadra, bem como, nos locais onde estiverem alojados, será julgado pela Comissão organizadora do Evento, podendo ser eliminado da competição.

MASSAPÊ (CE) 20 de Abril de 201
EQUIPE TÉCNICA DO JEM

COORDENADORES:
 EDISON PAULYSTA
CRISTIANO FLORÊNCIO

PROFESSORES:
NETO VASCONCELOS
EMERSON LAUREANO
DORANILDO OLIVEIRA
RENATO ARCANJO
GEANE MELO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:
KELVYA ALBUQURQUE

PREFEITO
JACQUES ALBUQUERQUE

3º FEIRA CULTURAL DA ESCOLA EDUCANDÁRIO PROFESSOR ROBERTO CARNEIRO FROTA E CENTRO DE EDUCAÇÃO CORAÇÃO DE JESUS

 3º FEIRA CULTURAL  2022 A todos os participantes e envolvidos na 3 ª Feira Cultural da Escola Educandário Prof. Roberto C. Frota em Massapê...