quarta-feira, 15 de maio de 2013

1º torneiro INTEGRAÇÃO de FUTSAL MASCULINO E FEMININO DE MASSAPÊ

ESCOLA MARIA DO CARMO CARNEIRO- AULAS PRÁTICAS

 DE EDUCAÇÃO FÍSICA  Prof. Edison Paulysta

Mudando, Enovando

 

Atividades recreativas e a Educação Física Escolar 

Nos últimos anos essa prática  vem ganhando mais enfoque sendo discutida em seminários, congressos e fazendo parte da lista de preferências em estudos e pesquisas acadêmicas.
Para Cavallari e Zacharias a atividade que a pessoa pratica e através da qual ela consegue atingir a sua recreação chamamos de atividade lúdica ou atividade recreativa.
as atividades recreativas têm uma importância na  formação de todo ser humano, compreendendo seu desenvolvimento integral (motor,social e cognitivo).
Uma das motivações para esse crescimento é a percepção da importância  dessa prática em todos os momentos da educação básica, inclusive na educação infantil.
Para Freire, as crianças brincam, e com muita intensidade em sua fase pré-escolar e brincam, também, quando não estão em horário  de aula. As crianças são especialistas em brincadeira.
Com isso se faz necessário, quando pensamos em atividade física escolar,  principalmente  para a educação infantil, pensarmos em atividades recreativas. Não cabe ao nosso objetivo, nesse  texto, abordarmos a importância da educação física nesse período ou quem deve aplicar as aulas, e sim a relevância que a atividades recreativas devem ter nesse período escolar.
Falamos de um momento onde o movimento é de extrema importância para o futuro da criança. Desenvolver habilidades e capacidades nos primeiros anos de vida pode trazer benefícios no futuro. E, sem dúvida, a melhor forma de trabalhar como os “pequenos” é através de brincadeiras.
Bem melhor que trabalhar a velocidade e resistência com corridas pela quadra é fazer um pic pega temático com animais, por exemplo. E quando trabalhar a lateralidade fazer um pic linha onde os alunos só podem se deslocar andando em cima da linha.
Enfim, trabalhar as competências necessárias para essa idade de forma que as crianças sintam motivadas a participar das atividades e, às vezes, sem  mesmo  perceber o que está sendo trabalhado. Mas o professor deve saber, e muito bem, o que e para que está aplicando cada atividade.
Para os alunos do Ensino Fundamental é necessário pensar em qual período de sua maturidade está e assim desenvolver atividades que agrade e conquiste os objetivos previstos para aquela fase. Do 1° ao 9° ano muita coisa muda e as atividades também deve mudar.

 AULAS DIFERENCIADAS




Pic Hot Dog: 3 momentos.
Primeiro momento: explicação que a atividade consiste em um pic pega que funciona da seguinte maneira – o pegador estará correndo para pegar os fugitivos, ao pegar essa pessoa ficará sentada com as pernas estendidas, ela estará simbolizando uma salsicha. Para ela voltar ao jogo duas pessoas devem sentar ao seu lado, simbolizando as duas fatias do cachorro quente. Quando forma um cachorro quente elas voltam ao jogo.
Segundo momento: troque os pegadores a cada 2 minutos para dinamizar a atividade.
Terceiro momento: poderá ser colocados mais ingredientes do cachorro quente, como o molho. Assim três pessoas deverão sentar para que a pessoa que foi pega volte ao jogo.
Material: nenhum
Nunca Três: 3 momentos.
Primeiro momento: comece relatando a função do jogo e a importância do respeito as regra para o bom desenvolvimento do jogo. Divida o grupo em duplas e espalhe as duplas pelo espaço que você tem. Sentados um na frente e outro atrás. O jogo começa com dois em pé, sendo um pegador e um fugitivo.
Quando o fugitivo sentar atrás de alguém o da frente passa a ser o pegador e que estava pegando passa a ser o fugitivo.
Segundo momento: após as crianças começarem a entender o jogo comece a colocar dificuldades como dois pegadores ou fazer com que as duplas fiquem sentados em roda.
Terceiro momento: coloque as duplas sentadas uma ao lado da outra e fiquem com as pernas estendidas e unidas. Para o fugitivo colocar alguém no jogo, tem que pular as pernas da dupla e sentar. A pessoa que estiver sentado do lado contrario é que tem que sair.
Material: nenhum.
- nos dois últimos anos (4° e 5° ano) trabalhar os jogos pré-desportivos
e jogos recreativos, Exemplos:
Basquete Humano
Descrição: Dividir os participantes em duas equipes. Cada equipe deverá escolher uma pessoa para ficar em cima de uma cadeira, que ficará no campo de defesa do adversário. O objetivo é levar a bola até o companheiro da equipe que está em cima da cadeira. Regras: Não pode correr com a bola nas mãos, apenas passar a bola.Material: Cadeira e bola.
HandNet
Descrição: Dividir os participantes em duas equipes. Utilizando uma quadra  de esportes como base, colocaremos um balde com água no lugar do gol e usamos um sabonete no lugar de uma bola. Cada equipe terá que levar o sabonete até o balde adversário. Regras: Não pode correr com o sabonete na mão, tem que passar para um colega de time. Ganha quem colocar mais sabonetes dentro do balde adversário.
Material: Balde e sabonete sólido.
Importante relatar que não aprofundamos as ideias por que não está nos principais objetivos dessa pesquisa e sim mostrar alguns caminhos sobre a utilização da recreação como atividades físicas nas escolas.
As atividades aqui citadas podem servir  como exemplo. Basta  você, recreador ou educador, adaptar a sua realidade ou até Recria-las.

atividades de recreação









BRINCADEIRAS TRADICIONAIS E ATUALIZADAS

















PROF. EDISON PAULYSTA

1º TORNEIO INTEGRAÇÃO DE FUTSAL & MASCULINO E FEMININO

REALIZAÇÃO - PROJETO 2º TEMPO

 Fotos e matéria- Prof. EDISON PAULYSTA

 


ESCOLAS QUE PARTICIPARAM :


E.E.F- PEDRO RUFINO   - MARCILEY

E.E.F-MARIA DO CARMO CARNEIRO - PROF. EDISON PAULYSTA

E.E.F- FRANCISCO SEVERO DE ARAÚJO-  PROF. EDISON PAULYSTA

E.E.F- LUIZ CARLOS MAGALHÃES-  PROF. ALANZINHO

E.E.F- PONTES VIDAL-

PROJETO 2º TEMPO 1- PROF. EMERSON

PROJETO 2º TEMPO 2 - PROF. ALANZINHO



E.E.F-MARIA DO CARMO CARNEIRO


 Primeiro jogo:

E.E.F-MARIA DO CARMO CARNEIRO

E.E.F- FRANCISCO SEVERO DE ARAÚJO

 

 Regras e Instruções

 BATE PAPO DOS JUIZES ANTES DA PARTIDA- REGRAS DE INTEGRAÇÃO
 PROJETO 2º TEMPO - 1
  PROJETO 2º TEMPO - 1

E.E.F-MARIA DO CARMO CARNEIRO- FEMININO




PONTES VIDAL
AQUECIMENTO E ALONGAMENTO

 8ª DE FINAIS
 EDISON, EMERSON E ALAN
  EDISON, EMERSON E ALAN - PROFESSORES



 MARIA DO CARMO CARNEIRO- SEMI´FINAL 
 3º LUGAR


  EDISON- CAMPEÃO- MARIA DO CARMO CARNEIRO- FEMININO

 PROFESSORES E ORGANIZADORES
 PEDRO RUFINO 2º LUGAR

 PONTES VIDAL - 1º LUGAR

FUTURO ATLETA, MEU FILHO HUGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3º FEIRA CULTURAL DA ESCOLA EDUCANDÁRIO PROFESSOR ROBERTO CARNEIRO FROTA E CENTRO DE EDUCAÇÃO CORAÇÃO DE JESUS

 3º FEIRA CULTURAL  2022 A todos os participantes e envolvidos na 3 ª Feira Cultural da Escola Educandário Prof. Roberto C. Frota em Massapê...